TITULAÇÃO

“Doutor em Ciências Jurídicas”

PÚBLICO ALVO

Graduados em Direito pela UCA ou em outras universidades nacionais ou estrangeiras com diploma equivalente e cuja validez seja reconhecida no país de origem. Os candidatos serão submetidos à análise curricular.

OBJETIVO

O Doutorado em Ciências Jurídicas comporta a culminação da carreira universitária e impõe extremo rigor de exigências para seu consenso. Ao ressaltar uma expressão hierarquizada da investigação científica, sua estrutura deve responder a um desenvolvimento ordenado e sistemático que sirva a esse objetivo; colocando ênfase na tese doutoral através do curso que cada doutorado deve realizar conforme seus antecedentes e a orientação de sua tese. Tem a finalidade de formar pesquisadores e docentes universitários de máximo nível científico para que, direcionado ao estudar um setor do conhecimento científico, contribuam para o desenvolvimento do Direito, apontem com rigor e profundidade conclusões originais às soluções dos problemas da realidade ou a formulação de aspectos ainda não incorporados ao conhecimento científico.

O Doutorado em Ciências Jurídicas, o primeiro a ser criado em toda a Pontifícia Universidade, é ministrado de maneira ininterrupta desde o ano de 1960 e foi objeto de diferentes reconhecimentos e créditos vigentes por parte da CONEAU e demais organismos estatais (Resolução Ministério da Educação 1908/2008).

Situação legal: O Programa de Doutorado em Ciências Jurídias, operacionalizado pela SENSU é realizado por meio de convênio com a “UCA – PONTIFICIA UNIVERSIDAD CATOLICA ARGENTINA” www.uca.edu.ar e acreditado pela CONEAU Resolução Nº 389/13.

Todos os cursos oferecidos por SENSU são credenciados pelos órgãos competentes do país de origem e cumprem com os requisitos exigidos pela CAPES. Amparados no decreto N° 5.518 de 2005, os diplomas podem ser admitidos automaticamente no Brasil para fins de docência e pesquisa. Porém, alguns editais podem pedir que o título seja sim reconhecido. Como nossos cursos cumprem 100% dos requisitos da legislação brasileira, os alunos não encontram dificuldades em fazer o reconhecimento, quando é necessário.

METODOLOGIA

No decorrer do programa o método de ensino será teórico-prático, enfatizando a produção e a resolução de problemas gerais. Os participantes receberão elementos e orientações críticas para o cumprimento das exigências do programa. A universidade oferecerá aos alunos os meios necessários para o desenvolvimento do programa, assim como oportunidades para o desenvolvimento de pesquisas de campo e estudos de caso.

COMO FUNCIONA O FORMATO INTENSIVO

O curso é oferecido no formato intensivo e presencial, dividido em duas etapas. A primeira delas onde o aluno deve assistir às aulas presenciais e cumprir a carga horaria mínima necessária para a conclusão do curso, e a segunda etapa, onde o aluno deve elaborar e defender a tese.

1ªEtapa: As aulas acontecem de forma concentrada e são divididas em 4 módulos. Um módulo por semestre de duas semanas cada, que acontecem nos meses de Janeiro e Julho. Cada módulo de aula tem duração aproximada de 14 dias, durante esse período o aluno deve se deslocar à sede da universidade para assistir as aulas.

Uma vez que tenha assistido os 4 módulos de aula o aluno conclui a primeira etapa do curso, que tem duração de 1 ano e 6 meses.

2 ª Etapa: A segunda etapa do curso consiste na elaboração, aprovação e defesa da tese, e pode ser iniciada durante a execução de qualquer um dos módulos de aulas. Após a conclusão da primeira etapa do curso, o aluno tem um prazo máximo de 2 anos cronológicos para aprovar o projeto de tese, e uma vez que o projeto de tese tenha sido aprovado, o aluno terá um prazo de 3 anos cronológicos para concluir a tese e realizar a defesa.

PLANO DE ESTUDOS

O Doutorado em Ciências Jurídicas posse uma modalidade semi estruturada, os doutorando devem aprovar os seminários de caráter obrigatório.
A Comissão Assessora orientara aos doutorandos de acordo ao tema de teses, para que realizem outros seminários oferecidos na faculdade, na Universidade ou em outras Universidades, até abarcar uma carga mínima de horas distribuídas nos quatros quadrimestres

Seminários Obrigatórios
– Metodologia da Investigação Científica
– Seminário de Filosofia e Teologia
– Princípios Gerais do Direito Público e Privados

Seminários Optativos
– Seminário do Direito Penal e Processual Penal
– Temas relevantes do Direito Administrativo atual  e suas bases históricas e jurídicas
– Questiones atual do direito de danos codificado
– Contratulismo. Seu Orígenes e desenvolvimento histórico. Contratualismo desde a literatura
– O papel da natureza na concepção ciceroniana do ius e da lex
– Princípios do direito do trabalho
– Problemas de justiça na Literatura Universal

PRECISO TER MESTRADO PARA REALIZAR ESTE CURSO?

Este curso não exige que o aluno tenha feito um mestrado, entretanto, possuir o titulo de mestre e ter realizado cursos de pós-graduação pode ajudar no processo de seleção.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO

Digitalização do diploma de graduação;
Digitalização do histórico escolar de graduação;
Digitalização da cédula de identidade (RG, não será aceito outro documento de identificação);
Currículo resumido ou link para o currículo da plataforma Lattes;
Digitalização do comprovante de residência.

Obs.: Durante o processo de admissão o aluno deverá enviar as fotocopias autenticadas dos documentos necessários.

AULAS ON-LINE DURANTE A PANDEMIA DE VOCID-19

“ Devido à pandemia de COVID-19 o Ministério da Educação da Argentina através da CONEAU – Comisión Nacional de Evaluación y Acreditación Universitaria (Órgão Similar a CAPES Brasileira) , autorizou excepcionalmente que os cursos ofereçam até 30% da carga horaria de forma online, visando manter os protocolos de distanciamento social. Por este motivo a universidade poderá oferecer aos alunos a opção de assistir um dos módulos nesta modalidade ( ONLINE ). As aulas serão ao vivo e o aluno deverá estar presente durante todo o horário das aulas que será o mesmo que nos períodos presenciais. “

“O aluno poderá optar por não assistir o módulo online, sendo realocado automaticamente para o próximo módulo oferecido na modalidade presencial.”

COMO FAÇO PARA ME INSCREVER NESTE CURSO

Para se inscrever em qualquer um de nossos cursos, o candidato deve primeiro enviar seu currículo para que a universidade realize uma avaliação e diga se ele pode ou não fazer o curso.

Esse processo não tem custo e geralmente leva apenas 24 horas.

Os currículos para análise devem ser enviados por e-mail para info@sensu.com.brnão esqueça de informar no e-mail o curso que tem interesse!

Terminada a análise, o candidato recebe um comunicado por e-mail com o resultado e instruções sobre os próximos passos.

OBS: Não existe um modelo padrão de currículo, mas é importante destacar a formação acadêmica e qualquer atividade que envolver docência ou pesquisa! Também são aceitos links para os currículos da plataforma Lattes!!

UCA – ARGENTINA

PRÓXIMA TURMA:
Julho 2022.

MODALIDADE:
Intensivo.

MINISTRADO POR:
Pontifícia Universidade  Católica Argentina.

CARGA HORÁRIA:
Superior a 360 horas.

LOCAL DAS AULAS:
Sede da Universidade Católica Argentina – Cidade de Buenos Aires – Argentina.

DURAÇÃO:
– Fase curricular presencial: dividida em 4 períodos de aproximadamente duas semanas cada, realizados sempre nos meses de Janeiro e Julho.
– Fase de elaboração e defesa de tese: 3 anos.

IDIOMA:
Espanhol.

FAZER PRÉ-INSCRIÇÃO
Open chat