O que você procura?

Validating credentials, please wait...
  • Tel: 0800-888-0084 I E-mail info@sensu.com.br

Especialização, MBA, Mestrado ou Doutorado?

Especialização, MBA, Mestrado ou Doutorado?

Especialização, MBA, Mestrado ou Doutorado? Conheça as principais diferenças

Hoje em dia, com tantas opções e modalidades de estudo, o certificado de graduação deixou de ser um diferencial no mercado de trabalho. Se bem a experiência continua sendo um fator importante para conquistar empregos com melhores salários, na falta dela uma saída para essa armadilha pode ser a continuação dos estudos.

Qual a melhor opção de estudo para alguém recém-formado ou profissional com experiência que quer continuar investindo na carreira? Isso vai depender do seu objetivo. Em primeiro lugar, é importante ressaltar que todos os cursos realizados após a conclusão de uma graduação universitária são considerados pós-graduações. Ou seja: Mestrado, MBA, Especialização, Doutorado e Pós-Doutorado se encaixam nessa categoria. A principal diferença entre eles é se são cursos pós Lato Sensu ou Stricto Sensu.

Qual a diferença entre cursos pós Lato Sensu e Stricto Sensu?

Os cursos pós Lato Sensu são aqueles voltados para o mercado de trabalho e que proporcionam conhecimentos específicos do mundo corporativo. Nesta modalidade se enquadram a Especialização e o MBA. As Especializações podem ser realizadas em qualquer momento da carreira, já que se aprofundam sobre determinado assunto ou vertente da carreira. Já o MBA é uma modalidade voltada para profissionais que, além disso, estão interessados em conhecimentos técnicos sobre a área de gestão.

Os cursos Stricto Sensu são diferentes, pois possuem uma carga conceitual maior que os cursos pós Lato Sensu. Nesta modalidade se enquadram os Mestrados acadêmicos, Mestrados profissionalizantes, Doutorados e Pós-Doutorados. Estes são indicados para graduados interessados em investir mais tempo em pesquisa. Os Mestrados acadêmicos e os Doutorados estão voltados para a atuação na sala de aula e pesquisa. Ou seja, ao concluir o curso o aluno estará capacitado para seguir sua carreira como pesquisador ou docente. Já os Mestrados profissionalizantes – além de capacitar para a docência e a pesquisa – estão indicados para profissionais que desejam se aprofundar em conhecimentos teóricos, porém sem perder o foco nas demandas do mercado. Nesse caso, a dissertação deve estar vinculada a algum problema real ou estudo de caso da área de atuação do estudante.

Clique aqui e conheça os cursos de Mestrado e Doutorado de universidades da América do Sul oferecidos por SENSU

Open chat