O que você procura?

Validating credentials, please wait...
  • Tel: 0800-888-0084 I E-mail info@sensu.com.br I TEL FIXO +55 21 3326-2831

Doutorado em Ciências da Saúde Pública

Doutorado em Ciências da Saúde Pública

logouces

DOUTORADO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE PÚBLICA

Ministrado pela “Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales”

Paraguay 1338, P. B., Capital Federal. C.A. de Buenos Aires / Argentina
www.uces.edu.ar

OBJETIVOS

 

O objetivo do Doutorado em Saúde Pública é contribuir ao desenvolvimento de recursos humanos que contribuam para a pesquisa científica e geração de conhecimentos no terreno da Saúde Pública. De modo que pretende enriquecer ao avanço da ciência, ao enfoque das questões que no plano da Saúde Pública propõe nossa sociedade e à consideração de novas soluções.

Tanto a ênfase em Epidemiologia quanto a ênfase em Sistemas e Serviços da Saúde vinculam-se a meta institucional de orientar a pesquisa e a produção do curso para a problemática de grande significação estratégica, tanto para a instituição quanto para a sociedade.

A ênfase em Epidemiologia inclui: – no objetivo de estudo – a saúde excedendo a noção da doença, para enfatizar o fenômeno no marco de múltiplos fatores concorrentes á existência dos agentes patógenos e a determinação de seus vetores, e considerando que não só trata se de um campo do conhecimento alem e de um campo de práticas, que incumbem ao conjunto das instituições da sociedade.

A ênfase em Sistemas e Serviços da Saúde procura orientar a produção de conhecimento para compreender as mudanças nos diversos sistemas e serviços de saúde, no marco do impacto das políticas de Saúde Publica, além de procurar construir um conhecimento local na perspectiva internacional da problemática da Saúde Publica.

 

METODOLOGIA

O Doutorado desenvolve-se com uma modalidade presencial, com as características de uma organização semi-estruturada. Possui uma parte fixa dedicada a questões epistemológicas- metodológicas, e outra também fixa, dedicadas a elaboração das Teses no modelo de um seminário. Além disso, possui uma quantidade de seminários dedicados aos temas de formação geral e específica  ligados ao Plano de Tese inicial  de cada aluno. Estes últimos seminários constituem a parte variável do desenvolvimento da formação do Doutorado.

PLANO DE ESTUDOS

 

Possui uma organização SEMI-ESTRUTURADA.

Carga horária total: 760 horas, sendo 500 horas de aulas presenciais.

O Plano de Estudo se integra com um trajeto estruturado de 250 horas, que definem a formação geral do doutorado dentro de parâmetros atualizados e rigorosos da pesquisa no campo da Saúde Pública, de modo que sirvam de marco epistemológico e metodológico, independentemente do interesse do doutorando.

O plano de estudo é composto  por 260 horas, que formam o ciclo de formação específica, composta por seminários doutorais vinculados ao campo das Ciências das Saúdes relacionados as áreas orientadas ao campo do ênfases selecionado do Diploma que se outorga: área de “Epistemologia” ou área de “Sistemas e Serviços da Saúde”.

O doutorando deverá cumprir todos os compromissos acadêmicos ao ciclo de formação específico com a proposta aprovada pelo comitê acadêmico do doutorado, alem de eleger os seminários tendo em consideração que para obter o diploma deverá realizar os cursos optativos.

 

ÊNFASE EM EPIDEMIOLOGÍA:

  1. Paradigmas e evolução conceptual da epidemiologia
  2. Novos instrumentos geo-referenciais em epidemiologia
  3. Epidemiologia social e crítica
  4. Sistemas de informação em epidemiologia

 

ÊNFASE EM SISTEMAS E SERVIÇO DE SAUDE:

  1. Sistema de Serviço de Saúde
  2. Política de Saúde
  3. Análise comparativa da estrutura e funcionamento dos sistemas,
  4. Abordagem da garantia da qualidade e risco nos sistemas de saúde,
  5. Modelo de Financiamento dos sistemas de saúde.

 

TÍTULO

Doctor en Ciencias de la Salud Mención en Epidemiologia Sistema ou    Mención en Sistemas y Servicios de Salud

 

DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA O TRÂMITE DE INSCRIÇÃO

– Fotocópia autenticada do Diploma de Graduação ;
– Fotocópia autenticada do Histórico Escolar;
– Fotocópia autenticada do Diploma de Pós-graduação(caso possua);
– Fotocópia autenticada da identidade (RG);
– Fotocópias das duas primeiras páginas do Passaporte;
– Fotocópia do comprovante de residência;
– Curriculum Vitae resumido;
– 4 fotos 4×4;
– Formulário (enviamos em anexo);
– Comprovante de pagamento da taxa de Inscrição;

INFORMAÇÕES GERAIS

– Recomenda-se ao doutorando que proponha um Co-orientador de tese brasileiro acompanhado de currículo vitae (não obrigatório);
– As aulas serão ministradas em espanhol;
– O candidato que não tenha curso de pós-graduação poderá ter que cumprir mais créditos acadêmicos, definidos pela comissão acadêmica do curso. (estendendo o curso de 4 para 5 períodos);
– Duração: mínima de 2 anos (fase de aulas presencias), divididos em 4 ou 5 períodos, concentrados e intensivo de 2 ou 3 semanas cada;
– O curso está estruturado em duas fases: uma 1ª fase de aulas presenciais na sede da UCES, na cidade de Buenos Aires, e a 2ª fase para a elaboração e defesa da tese;
– Início do curso: 14 de Janeiro à 29 de Janeiro de 2019;
– Horário das aulas: de 08:00 às 13:00 e de 15:00 às 20:00, Sábado de 08:00 às 13:00;
– Local das aulas: Rua Paraguay 1338. Capital Federal, Buenos Aires / Argentina;
– Recomenda-se que se faça um seguro internacional de saúde pelo período em que for permanecer no país;
– Recomenda-se o uso de passaporte como registro de permanência na Argentina, comprovando a data de entrada e saída no país.





Autorizo que a SENSU envie informações via Whatsapp através do número cadastrado.

Para se inscrever em qualquer um de nossos cursos, o candidato deve primeiro enviar seu currículo para que a universidade realize uma avaliação e diga se ele pode ou não fazer o curso.

Esse processo não tem custo e geralmente leva apenas 24 horas.

Os currículos para análise devem ser enviados por e-mail para info@sensu.com.br , não esqueça de informar no e-mail o curso que tem interesse!

Terminada à análise , o candidato recebe um comunicado por e-mail com o resultado e instruções sobre os próximos passos.

OBS: Não existe um modelo padrão de currículo, mas é importante destacar a formação acadêmica e qualquer atividade que envolver docência ou pesquisa! Também são aceitos links para os curriculos da plataforma Lattes!!

banner-blog