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Mestrado em Didática da Educação Física

Mestrado em Didática da Educação Física

MESTRADO EN DIDÁTICA DA EDUCACIÓN FÍSICA

Ministrado pela “FHA – FACULTAD DE HUMANIDADES Y ARTES”
“UNIVERSIDAD NACIONAL DE ROSARIO”
www.fhumyar.unr.edu.ar
Credenciado pela CONEAU. Ordenanza Nº 056, Dezembro de 2017; Acta Nº 456

O Mestrado em Didática da Educação Física visa formar profissionais nas competências necessárias para enfrentar os novos desafios que as transformações impõem às propostas e práticas da Educação Física, tanto no âmbito escolar como não formal. O mesmo foi pensado para desenvolver a visão do especialista na didática da Educação Física, capaz de tomar decisões que impactem favoravelmente no crescimento e fortalecimento dos processos educativos, bem como na sua projeção no entorno imediato e em seu crescimento futuro. As instituições educativas precisam de líderes de vanguarda, capazes de abrir e consolidar as vias necessárias para inserir na sociedade do conhecimento novos olhares da Educação Física.

 

Pretende-se formar profissionais preparados para assumir as diversas exigências dos seus contextos, tanto institucionais como culturais, capazes de realizar aportes significativos e socialmente pertinentes; comprometidos com o desenvolvimento de conhecimentos sistemáticos sobre diversas áreas como a didática, a planificação, a administração e a avaliação da Educação Física. Além disso, planeja-se que o profissional possa contribuir no desenho de políticas e modelos alternativos que fortaleçam e valorizem o trabalho em conjunto para o desenvolvimento do pensamento educativo, à procura de uma educação democrática e de qualidade para todos.

 

A Didática da Educação Física centraliza seu estudo nas relações professor/aluno que se estabelecem no processo intencional de ensino e aprendizagem ao redor do movimento humano como objeto de comunicação. Esse estudo está orientado para a procura de explicações sobre como possibilitar que o aluno desenvolva suas atividades de aprendizagem em condições que facilitem a significação e eficácia de ditas atividades. Explicações que deverão ser validadas e reconstruídas através de propostas concretas de intervenção docente, orientadas pelas finalidades educativas que se procuram. Sendo assim, entendendo o processo de ensino e aprendizagem com a dupla perspectiva que leva à sua explicação (teoria) e à intervenção (prática), podemos afirmar que o objetivo da Didática da Educação Física deve estar centralizado no binômio “ensino e aprendizagem das manifestações do movimento humano”, compreendido não simplesmente como um fenômeno físico, senão também carregado pela intencionalidade e significação que o movimenta. Vale adicionar que intenção e significado estão influenciados, e influenciam o “cenário de operações” que integra tanto “o contexto escolar, de caráter imediato, e o contexto social como contexto envolvente do mesmo”.

 

É evidente que o processo de ensino-aprendizagem das capacidades vinculadas à área de Educação Física precisa de conceitos de ensino diferenciados se comparado a outras áreas, pois as características, requisitos e situações de ensino na sala de aula e as do nosso âmbito de ação são diferentes (o corpo em movimento com eixes básicos da ação educativa). Essas diferenças atribuem certa complexidade aos conceitos metodológicos e didáticos.

OBJETIVO

O curso de pós-graduação do Mestrado em Didática da Educação Física tem como objetivo formar um mestre com conhecimentos didáticos específicos requeridos para a construção de projetos de intervenção que visem à promoção da prática da atividade física, do esporte e das ações recreativas relacionadas, com competências que lhe permitam identificar e avaliar as características fisiológicas, motrizes, psicológicas e comportamentais da população que pretende se desenvolver em algum esporte ou precisa fazer exercícios ou atividades recreativas, desde uma perspectiva que leve em consideração as particularidades das pessoas e de diversos grupos sociais.

 

Objetivos específicos.

  • Compreender o marco epistemológico e social da educação e, em particular, da educação física, desde múltiplas perspectivas.
  • Possuir o conhecimento disciplinar e didático necessário para incidir na formação integral dos sujeitos de aprendizagem, tanto nos diferentes níveis e modalidades do sistema escolar, como em outros âmbitos institucionais.
  • Integrar equipes de trabalho interdisciplinares à procura do desenvolvimento de uma cultura colaborativa.
  • Contribuir para a intervenção e solução de problemáticas inerentes aos processos de desenvolvimento curricular e gestão educativa.
  • Entender com um enfoque interdisciplinar e crítico os complexos problemas da didática da Educação Física.
  • Formar para a gestão e liderança das instituições educativas em áreas acadêmico-administrativas, com alto nível de qualidade educativa e sentido humano.
  • Desenvolver no profissional veiculado a instituições e processos educativos, capacidades e competências relacionadas à criação e desenho de estratégias de planejamento, administração e gestão nas instituições educativas.
  • Potencializar habilidades em direção e gestão estratégicas, pedagógicas, administrativas e comunitárias para contribuir para a melhora da qualidade das instituições, programas e projetos relacionados à Educação Física.
  • Gerar competências para desenhar, gerenciar e avaliar programas e projetos de Educação Física nos âmbitos formal e não formal público e privado.
  • Potencializar a vinculação, pertinência e relevância da Educação Física no contexto social no qual está inserido.
  • Adquirir conhecimentos e ferramentas que permitam pesquisar, orientar e gerenciar processos de inovação que procurem a equidade e qualidade educativa.

REQUISITOS DE ADMISSÃO

Possuir título universitário emitido por uma universidade reconhecida pelo Ministério de Educação dos pais de origem. Poderão ser admitidos outros graduados universitários com diploma emitido por universidade reconhecida, que acreditem uma trajetória acadêmica de investigação e/ou profissional que prove uma sólida formação na área correspondente ao tema de tese selecionado. O requisito de trajetória acadêmica não se exige para os formados universitários em Ciências da Educação, Psicopedagoga ou cursos universitários com denominações a fim.

No caso que o espanhol não seja a primeira língua, os aspirantes deverão acreditar o conhecimento de espanhol.

TITULAÇÃO

“MESTRE EM DIDÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA”

ESTRUTURA DO PLANO DE ESTUDOS

O plano de estudos do curso do Mestrado em Didática da Educação Física tem como modalidade curricular estruturada e está organizada por três áreas ligadas à temática da Didática da Educação Física, vista como um campo interdisciplinar e de prática específica. Cada uma delas está composta por um corpus de quinze seminários e duas oficinas, os quais procuram – com noções gerais de conceitos particulares e operacionais – revisar e atualizar conhecimentos prévios dos alunos. Igualmente, estima-se que os conteúdos previstos e sua organização permitirão contribuir para a geração de novas ferramentas relacionadas à complexidade do campo e às necessidades de formação de um profissional da didática da Educação Física. As áreas do plano de estudo são:

  1. Área de formação de teórico-metodológica (quatro seminários);
  2. Área de formação interdisciplinar (nove seminários e dois eletivos);
  3. Área de elaboração de projetos (duas oficinas).

Considera-se que esta organização permite abordar e articular problemáticas complexas como espaços curriculares a partir do objeto temático específico do Mestrado.

A) ÁREA DE FORMAÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA

  • Epistemologia
  • Leitura e escrita acadêmica
  • Didática
  • Teorias curriculares.

 

B) ÁREA DE FORMAÇÃO DISCIPLINAR

  • Didática do Desenvolvimento das Capacidades Físicas
  • Didática dos esportes de grupo
  • Didática dos esportes individuais
  • Didática da Educação Física escolar
  • Didática de jogo
  • Genealogia da educação do corpo e da Educação Física
  • Avaliação da Educação Física
  • Trama curricular contemporânea: sujeito, ensino e didática
  • Psicologia e corpo.

 

 

SEMINÁRIOS ELETIVOS

  • Educação física especial e esportes adaptados
  • Integração das TIC na Educação Física
  • Iniciação esportiva
  • Mediação

C) ÁREA DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS

  • Oficina de elaboração de Projetos I
  • Oficina de elaboração de Projetos II

D) OUTROS REQUISITOS PARA O CUMPRIMENTO DO PLANO DE ESTUDO.

Idioma: Os mestrandos devem creditar o conhecimento de um idioma de sua preferência, com o aval do Diretor do Projeto de Intervenção. Será atribuição da Comissão Acadêmica do curso aprovar este requisito. O mestrando deverá provar conhecimento de nível II (intermediário) de idioma equivalente.

 

 

Trabalho Final – Tese de Mestrado

Os trabalhos escritos somente poderão ser apresentados no idioma espanhol, inclusive a tese. Aprovadas todas as matérias, os alunos deverão apresentar, aprovar e defender a Tese (pode ser defendida oralmente em português), nas condições e modalidades estabelecidas pelo Regulamento do curso de pós-graduação.

OBS

Os seminários optativos podem sofrer modificações de acordo com as mudanças praticadas pela universidade, autorizados pelo Comitê Acadêmico do Curso.

DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA O TRAMITE DA INSCRIÇÃO

– 2 cópias autenticadas do diploma de graduação;
– 2 cópias autenticadas da certidão de nascimento (legalizadas pelo MRE ou na FHA);
– 2 cópias autenticadas da certidão de casamento se houver (legalizado pelo MRE ou na FHA);
– 2 cópias autenticadas do histórico escolar de graduação (legalizado pelo MRE ou na FHA);
– 2 cópias autenticadas da cédula de identidade (RG, não é aceito outro documento de identificação e legalizado pelo MRE ou na FHA);
– Antecedentes penais da Policia Federal Brasil (não pode ser o obtido pela internet) (legalizado pelo MRE ou na FHA);
– 3 fotos (4×4);
– 2 cópias do currículo resumido, rubricado e assinado;
– 1 cópia do comprovante de residência;
– Ficha de Inscrição;
– Comprovante do depósito da taxa de Inscrição;
– Seguro de vida /saúde Internacional;

IMPORTANTE

O diploma de graduação deve obrigatoriamente receber o Apostilamento de Haia, este processo pode ser feito em qualquer um dos cartórios autorizados aqui no Brasil.

O Conselho Nacional de Justiça disponibiliza uma ferramenta online para busca dos cartórios onde é possível realizar o Apostilamento. O link para a consulta é o seguinte :

http://www.cnj.jus.br/poder-judiciario/relacoes-internacionais/convencao-da-apostila-da-haia/cartorios-autorizados

Os documentos (certidão de nascimento, certidão de casamento, carteira de identidade, certidão de antecedentes penais, diploma de graduaçãodevem ser traduzidos para o espanhol à tradução pode ser realizada na cidade de Rosario pelo Tradutor Público Nacional. Segundo o artículo 6º, lei 20305, e legalizados pelo Colégio de Tradutores na Argentina, durante o transcurso dos primeiros períodos de aula na Universidade (a FHA orientará os alunos); ou no Brasil por tradutor juramentado com assinatura reconhecida em cartório.

INFORMAÇÕES GERAIS

– Data de início: de 09 à 20 de Julho de 2018;
– Idioma: As aulas são ministradas em espanhol. Os alunos devem assistir um curso de espanhol realizado pela universidade que acontece antes das aulas (das 08:00 às 10:00 de segunda à sexta), o curso é dividido em 3 módulos e o aluno precisa ser aprovado nesses 3 módulos para no quarto módulo realizar o exame DUCLE;
– Duração do curso: dois anos (fase de aulas presenciais) divididos em 4 períodos, sempre nos meses de Janeiro e Julho, e mais três anos para a elaboração e defesa de tese;
– Local das aulas: Calle Entre Rios 758 – Cidade de Rosário – Argentina.

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Autorizo que a SENSU envie informações via Whatsapp através do número cadastrado.

Para se inscrever em qualquer um de nossos cursos, o candidato deve primeiro enviar seu currículo para que a universidade realize uma avaliação e diga se ele pode ou não fazer o curso.

Esse processo não tem custo e geralmente leva apenas 24 horas.

Os currículos para análise devem ser enviados por e-mail para info@sensu.com.br , não esqueça de informar no e-mail o curso que tem interesse!

Terminada à análise , o candidato recebe um comunicado por e-mail com o resultado e instruções sobre os próximos passos.

 

OBS: Não existe um modelo padrão de currículo, mas é importante destacar a formação acadêmica e qualquer atividade que envolver docência ou pesquisa! Também são aceitos links para os curriculos da plataforma Lattes!!