O que você procura?

Validating credentials, please wait...
  • Tel: 0800-888-0084 I E-mail info@sensu.com.br

Mestrado em Educação Universitária – UNR

Mestrado em Educação Universitária – UNR

MESTRADO EN EDUCACIÓN UNIVERSITARIA

Ministrado pela “FHA – FACULTAD DE HUMANIDADES Y ARTES”
“UNIVERSIDAD NACIONAL DE ROSARIO”
www.fhumyar.unr.edu.ar
. Acreditado pela CONEAU Resolução Nº 389/13

DESCRIÇÃO

A Maestria em Educação Universitária está destinada a aprofundar e pesquisar nos problemas e na prática do ensino nas universidades, tanto nas práticas especifica e complexas situadas nas salas de aulas, no institucional, no marco educativo e no social, quanto no marco-social, centralizada nos problemas cotidianos do exercício docente em cada área disciplinar. Tendo como objetivo abarcar a problemática produzida no exercício da docência universitária, nas diferentes áreas disciplinar e nas complexas interações que acontecem nas situações do ensino e da aprendizagem.

TITULAÇÃO

Mestre em Educação Universitária

INFORMAÇÕES GERAIS

Próximo Turma: Janeiro 2022.
Idioma: As aulas são ministradas em espanhol.
Duração: 1(um) ano e 6(seis) meses (fase de aulas presenciais) divididos em 4 períodos, sempre nos
meses de janeiro e julho, e mais três anos para a elaboração e defesa de tese.
Local das aulas: Facultad de Humanidades y Artes de la Universidad Nacional de Rosario – Cidade de Rosário – Argentina.

OBJETIVO

– Favorecer a compreensão da complexidade e historicidade do campo pedagógico e dos processos educativos, articulando enfoques sócio-políticos, e micro educativos;
– Proporcionar uma solida formação pedagógica para lograr, mediante análise críticos e criativos, uma prática profissional docente que, de forma gradual e continua, incorpore elementos de transformação inovação na universidade;
– Capacitar os docentes a desenvolver, executar e avaliar projeto de trabalho de cátedras, planos de estudos, projetos de extensão e de capacitação docente;
– Iniciar os mestrandos na pesquisa educativa sistemática e prover os instrumentos e práticas para elaborar, executar e avaliar projetos educativos;
– Propiciar atitude de participação nos processos de reformas acadêmicas da universidade, a partir de analisar criticamente os modelos universitários vigentes e da possibilidade de melhorar a qualidade educativa num marco político de democratização institucional e de autonomia de gestão;
– Contribuir na formação de recursos humanos com especialização na educação superior, com capacidade e atitudes que facilitem os processos de transformação na universidade;

Possuir título universitário emitido por uma universidade reconhecida pelo Ministério de Educação do país de origem com 4 anos de duração e carga horária total de no mínimo 2700 horas. Poderão ser admitidos outros graduados universitários com diploma emitido por universidade reconhecida, que demonstrem uma trajetória acadêmica de investigação e/ou profissional que prove uma sólida formação na área correspondente ao tema de tese selecionado.

Digitalização do diploma de graduação.
Digitalização do histórico escolar de graduação.
Digitalização da cédula de identidade (RG, não será aceito outro documento de identificação).
Currículo resumido ou link para o currículo da plataforma Lattes.
Digitalização do comprovante de residência.

No decorrer do programa o método de ensino será teórico-prático, enfatizando a produção e a resolução de problemas gerais. Os participantes receberão elementos e orientações críticas para o cumprimento das exigências do programa. A universidade oferecerá aos alunos os meios necessários para o desenvolvimento do programa, assim como oportunidades para o desenvolvimento de pesquisas de campo e estudos de caso.

ESTRUTURA DO PLANO DE ESTUDOS:

Educación, Filosofía y Epistemología;
Metodologia de La Investigación educativa;
Teoria pedagogica Del aprendisaje;
Curriculum: teorias, diseños, evaluación;
Didáctica: modelo de organización y desarrrollo de la enseñanza;
 Sistema de Educación Superior. La Universidad;
Políticas educativas en Educación superior;
Universidad y Evaluación Institucional;
Taller de Investigación I;
Taller de Investigación II;
Taller de Investigación III;
Seminario Electivo I;
Seminario Electivo II; 

OBS

Os seminários optativos podem sofrer modificações de acordo com as mudanças praticadas pela universidade, autorizados pelo Comitê Acadêmico do Curso.

O curso é oferecido no formato intensivo e presencial, dividido em duas etapas. A primeira delas onde o aluno deve assistir às aulas presenciais e cumprir a carga horaria mínima necessária para a conclusão do curso, e a segunda etapa, onde o aluno deve elaborar e defender a tese.

1ªEtapa: As aulas acontecem de forma concentrada e são divididas em 4 módulos. Um módulo por semestre de duas semanas cada, que acontecem nos meses de Janeiro e Julho. Cada módulo de aula tem duração aproximada de 14 dias, durante esse período o aluno deve se deslocar à sede da universidade para assistir as aulas.

Uma vez que tenha assistido os 4 módulos de aula o aluno conclui a primeira etapa do curso, que tem duração de 1 ano e 6 meses.

2 ª Etapa: A segunda etapa do curso consiste na elaboração, aprovação e defesa da tese, e pode ser iniciada durante a execução de qualquer um dos módulos de aulas. Após a conclusão da primeira etapa do curso, o aluno tem um prazo máximo de 2 anos cronológicos para aprovar o projeto de tese, e uma vez que o projeto de tese tenha sido aprovado, o aluno terá um prazo de 3 anos cronológicos para concluir a tese e realizar a defesa.

“ Devido à pandemia de COVID-19 o Ministério da Educação da Argentina através da CONEAU – Comisión Nacional de Evaluación y Acreditación Universitaria (Órgão Similar a CAPES Brasileira) , autorizou excepcionalmente que os cursos ofereçam até 30% da carga horaria de forma online, visando manter os protocolos de distanciamento social. Por este motivo a universidade poderá oferecer aos alunos a opção de assistir um dos módulos nesta modalidade ( ONLINE ). As aulas serão ao vivo e o aluno deverá estar presente durante todo o horário das aulas que será o mesmo que nos períodos presenciais. “

“O aluno poderá optar por não assistir o módulo online, sendo realocado automaticamente para o próximo módulo oferecido na modalidade presencial.”

Para se inscrever em qualquer um de nossos cursos, o candidato deve primeiro enviar seu currículo para que a universidade realize uma avaliação e diga se ele pode ou não fazer o curso.

Esse processo não tem custo e geralmente leva apenas 24 horas.

Os currículos para análise devem ser enviados por e-mail para info@sensu.com.brnão esqueça de informar no e-mail o curso que tem interesse!

Terminada a análise, o candidato recebe um comunicado por e-mail com o resultado e instruções sobre os próximos passos.

OBS: Não existe um modelo padrão de currículo, mas é importante destacar a formação acadêmica e qualquer atividade que envolver docência ou pesquisa! Também são aceitos links para os currículos da plataforma Lattes!!





Autorizo que a SENSU envie informações via Whatsapp através do número cadastrado.


Comments are closed.

Open chat