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Mestrado em Gestão de Educação Superior

Mestrado em Gestão de Educação Superior

logouces

MESTRADO EM GESTÃO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

Ministrado pela “Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales”
Paraguay 1338, P. B., Capital Federal. C.A. de Buenos Aires / Argentina
www.uces.edu.ar
Credenciado pela CONEAU, Resolução Nº 332/11

OBJETIVOS

– Formar profissionais de distintas áreas disciplinares em gestão da educação superior, promovendo a pratica reflexiva, a pesquisa e a responsabilidade social;
– Conhecer os enfoques teóricos e as principais políticas que caracterizam a educação superior, possibilitando uma análise diferenciada em suas carreiras de gestão;
– Propiciar o desenvolvimento de estratégias e metodologias transformadoras, utilizando os novos espaços de convergência em educação superior que apontam a um desenvolvimento curricular inovador, colaboração interinstitucional e a mobilidade de toda à comunidade acadêmica;
– Promover a compreensão dos problemas e desafios que configuram os distintos mecanismos para garantir a qualidade acadêmica;
– Facilitar o acesso e a utilização das novas tecnologias em gestão aplicadas as organizações de educação superior;
– Contribuir na aplicação de boas pratica que facilitem a análise comparativa entre instituições de educação superior, países e regiões;
– Promover o desenvolvimento da pesquisa educativa em temas relevantes para a gestão da educação superior;

 

REQUISITO DE ADMISSÃO

Graduados em carreiras universitárias de no mínimo 4 anos de duração. No caso do candidato não possuir graduação ou pós-graduação na área educacional, poderá ser indicado um processo de nivelamento especifico ao curso. Além disso, o candidato deverá contar com antecedentes acadêmicos e profissionais vinculados ao tema do curso.

 

PERFIL DO PÓS-GRADUADO

Espera-se que o pós-graduado em Gestão da educação Superior possa:

– Reconhecer e refletir sobre as diferentes variáveis (sociais , econômicas, históricas e políticas ) que fazem parte da complexidade da educação superior nos diferentes sistemas educativos;
– Ter a capacidade critica para abordar a problemática do financiamento da educação superior;
– Gerar estratégias de intervenção orientadas a garantir a inovação na área de direção acadêmico-administrativa das instituições de educação superior;
– Identificar as tendências predominantes no debate sobre as políticas educativas em nível superior e na gestão educacional;
– Integrar conhecimentos para contribuir na elaboração de mecanismos de garantia interna e externa da qualidade acadêmica;
– Ter conhecimentos metodológicos que permitam formar parte de equipes multidisciplinares no âmbito da gestão da educação superior;
– Desenvolver a pratica reflexiva para promover a melhora organizacional e da própria carreira profissional.

 

TÍTULAÇÃO

“Magíster en Gestión de la Educación Superior”

 

REQUISITOS PARA A GRADUAÇÃO

Para obter o titulo de Magíster en Gestión de la Educación Superior” , o aluno deverá cumprir os seguintes requisitos:

– Aprovação das atividades curriculares que integram o plano de estudos;
– Possuir no mínimo 75% de presenças nos seminários e conferencias;
– Aprovação da tese.

 

ESTRUTURA DO PLANO DE ESTUDOS

O plano de estudos se caracteriza por uma estrutura modular semi-estruturada de modalidade presencial. A integração multidisciplinar pretendida se realizara através de reflexões teóricas, interpretação de casos, resolução de problemas e participação em distintos eventos acadêmicos.

– Tendencias en educación superior comparadas;
– Gestión de la educación superior;
– Economía y financiamento de la educación superior;
– Política y legislación de la educación superior argentina;
– Aseguramiento interno y externo de la calidad;
– Investigación educativa;
– Convergencia y internacionalización en la educación superior;
– Universidad, sociedad y empresa;
– Gestión y análisis de políticas públicas;
– Gestión de los sistemas de información;
– Responsabilidad social y gestión de la extensión universitaria;
– Elaboración de indicadores de calidad para la gestión de la educación superior;
– Diseño curricular por competencias y gestión del aprendizaje;
– Innovación en evaluación de los aprendizajes;
– Tecnologías de información y comunicación (TIC) en la educación superior;
– Estadística;
– Problemática actual del nivel superior no universitario;
– Prospectiva de la gestión de la educación superior;
– Seminários de aprofundamento para a tese;
– Tutorias;
– Trabalho Final.

 

DIRETORA

Dra. Beatriz Checchia

 

DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA O TRÂMITE DE INSCRIÇÃO 

– Fotocópia autenticada do Diploma de Graduação;
– Fotocópia autenticada do Histórico Escolar;
– Fotocópia autenticada do Diploma de Pós – graduação (caso possua);
– Fotocópia autenticada da identidade (RG);
– Fotocópias das duas primeiras páginas do Passaporte;
– Fotocópia do comprovante de residência;
– Currículo resumido;
– 4 fotos 3×4;
– Comprovante de pagamento da taxa de Inscrição.

 

INFORMAÇÕES GERAIS

– Recomenda-se propor à Universidade um co-orientador de tese brasileiro, acompanhado do curriculum vitae do mesmo (não obrigatório);
– O candidato que não tenha curso de pós-graduação poderá ter que cumprir mais créditos acadêmicos, definidos pela comissão acadêmica do curso. (estendendo a duração do curso de 4 para 5 períodos);
– Duração: mínima de 2 anos (fase de aulas presencias), divididos em 4 ou 5 períodos, concentrados e intensivos de 2 ou 3 semanas cada;
– O curso está estruturado em duas fases: uma 1ª fase de aulas presenciais na sede da UCES, na cidade de Buenos Aires, e a 2ª fase para a elaboração e defesa da tese;
– As aulas serão ministradas em espanhol;
– 1° período de aulas: 16 de Julho à 31 de Julho de 2018;
– Horário das aulas: de 08:00 às 13:00 e de 15:00 às 20:00, Sábado de 08:00 às 13:00;
– Local das aulas: Rua Paraguay 1338. Capital Federal, Buenos Aires / Argentina;
– Caso o aluno não possua um plano de saúde com cobertura internacional, recomenda-se que se faça um seguro internacional de saúde pelo período em que for permanecer no país;
– Mesmo que a identidade brasileira seja suficiente para a entrada na Argentina, recomenda-se impreterivelmente o uso de passaporte como registro de permanência na Argentina para comprovar a data de entrada e saída no país.





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